Histórico

Nascemos do sonho de Antonio Martinho da Silva, que migrou de Santa Catarina para o Noroeste do Paraná para construir a obra de sua vida. O sonho cresceu, o tempo passou e hoje a AMAFIL é reconhecida como produtora de produtos da melhor qualidade com a identidade brasileira. Conheça a cronologia de evolução da empresa:

1956 – Mudança e inicio de um sonho

Sr. Antonio Marinho da Silva mudou-se para o município de Araruna-PR, onde o plantio de café estava no auge, mas Sr. Antonio acreditou no plantio de mandioca e visualizou um mercado promissor e seguindo sua visão abriu posteriormente uma pequena farinheira

1958 – A primeira farinheira e seu primeiro produto

Sr Antonio iniciou a construção do seu primeiro engenho em 1957. E foi em junho de 1958 o início da produção movida por força animal, produzindo seu primeiro saco de farinha de mandioca e através de muito trabalho e empenho o processo produzia dezoito sacos por dia.

1960 – O novo engenho

Foi nesse ano o início da produção de farinha de mandioca no novo engenho movido a motor, com apenas um forno, onde se produziam trinta e cinco sacos de farinha de mandioca por dia.

1964 – Aquisição do primeiro caminhão

Sr. Antonio comprou o primeiro caminhão, um Chevrolet ano 48 usado e ensinou seus filhos a dirigirem.

E foi nessa compra que tudo começou, impulsionando o Sr Antonio a ensinar seus filhos a administrarem os negócios.

1973 – Uma nova mudança

As terras em Araruna foram vendidas e foram compradas terras no Tamboré, em São Lourenço, onde Sr Antonio iniciou sua primeira farinheira no município de Cianorte.

1974 – Nasce a marca Amafil

Foi nesse ano o nascimento da marca Amafil, em 15 de outubro de 1974, tendo ainda a expansão dos negócios.

A marca Amafil reflete a característica familiar do empreendimento: A de Antonio, MA de Martinho e FIL de filhos.

1979 – Administração e liderança Amafil

Manuel Antonio da Silva (Sr. Anésio) assume a administração da empresa em sociedade com seu pai e seus irmãos.

1982 – Expansão das vendas

A empresa seguiu expandindo, atendendo todo o estado do Paraná, parte de Minas Gerais e São Paulo, estando presente na mesa dos consumidores brasileiros.

1983 – Farinha de mandioca biju

Foi nesse ano o início da produção de farinha de mandioca bijuteria e assim a Amafil inseriu em seu portfólio mais um produto

1987 – Polvilho azedo de mandioca

No ano de 1987 se inicia a produção do polvilho azedo de mandioca, um produto destaque entre os consumidores por sua alta qualidade e que se mantém até os dias de hoje.

1988 – Aquisição de novos caminhões e carretas

Com a expansão do empreendimento teve também a expansão de sua frota

1990 – Chegada da informática e a Amafil entra on-line

Foi desse período em diante que a empresa passou a crescer mais a cada ano, se expandindo para outros estados e despertando também o interesse do mercado externo.

1993 – Inauguração do novo escritório

Foi nesse ano a inauguração do novo escritório da Amafil, localizado em São Lourenço , distrito do município de Cianorte.

A data também marcou os 19 anos da marca Amafil.

1995 – Inauguração da unidade de Terra Boa-PR em abril

A Amafil inaugura a unidade de Terra Boa com uma capacidade inicial de processamento de 350 toneladas de mandioca por dia, contando com a fabricação de fécula de mandioca e polvilho de mandioca.

Criação da ASFA (Associação dos funcionários da Amafil)

A ASFA foi criada com a finalidade de promover assistência aos colaboradores e seus dependentes, promovendo o acesso na área de saúde com diversos convênios médicos, dentistas, clínicas, laboratórios e farmácias. Além de proporcionar a melhoria do convívio entre os seus associados através de atividades de lazer, recreação, cultura e bem estar social.

1999 – 25 anos da marca Amafil

Nesse ano a marca Amafil celebra 25 anos do seu nascimento. Ao longo dos anos o portfólio cresceu consideravelmente, sendo lançados até 1999 vários produtos. Tendo uma gama de produtos derivados da mandioca, sendo eles: Farinha branca, farinha torrada, farinha amarela, farinha biju, farinhas temperadas, mistura preparada para pão de queijo, fécula de mandioca, polvilho azedo e polvilho doce, além de outros produtos como: milho para pipoca, amendoim, grão-de-bico, lentilha, alpiste e painço. Contando também com as marcas Acigal, Monsil e Matuto.

2000 – Aquisição da unidade de Altônia-PR em janeiro

A Amafil adquire a unidade de Altônia com uma capacidade inicial de processamento de 350 tonelada de mandioca por dia, contando com a fabricação de fécula de mandioca e polvilho de mandioca.

Expansão da frota Amafil

A Amafil investiu cada vez mais em sua frota, contando nesse ano com uma quantidade de trinta e cinco caminhões, sendo noventa por cento da marca Mercedes Benz adquiridos em parceria com a concessionária Ingá Veículos.

2001 – Sociedade Amafil

Os irmãos Manuel Antonio (Sr. Anésio) e Luiz Antonio se tornaram os únicos sócios da Amafil.

Primeira exportação

Foi em junho de 2001 que a empresa realizou sua primeira exportação, realizando a venda de produtos para empresas fora do Brasil

Criação da Agrícola Manuel e Luiz

No ano de 2001 foi criada a Agrícola Manuel e Luiz, atuando no plantio de mandioca, milho e soja, tendo como sócios Manuel (Sr. Anésio) e Luiz Antonio. Mas foi no ano de 1990 o nascimento da agrícola em sociedade com Sr. Antonio e seus filhos Manuel (Sr. Anésio), Luiz Antonio e João.

2002 – Inauguração da coligada Jopllam (Dioka Alimentos), em Santa Mônica – PR em junho

Foi nesse ano a inauguração da primeira coligada do Grupo Amafil, com uma capacidade inicial de processamento de 350 toneladas de mandioca por dia, contando com a fabricação de fécula de mandioca e polvilho de mandioca.

2007 – Criação do centro de distribuição Amafil em Fortaleza-CE em agosto

Foi realizada a criação do centro de distribuição da Amafil, unidade localizada em Fortaleza-CE

2008 – Criação do Instituto Amafil

No ano de 2008 foi aberto oficialmente o Instituto Amafil, um projeto concentrado nas crianças e adolescentes do distrito de São Lourenço, oferecendo cursos profissionalizantes e diversas aulas, de forma gratuita, incentivando as pessoas da comunidade a adquirirem conhecimento.

“Fazendo cada um sua parte, fazemos juntos a diferença”

2009 – Reinauguração do escritório administrativo na Matriz

Em 2009 a reinauguração do setor administrativo na Matriz, contando agora com um auditório, estrutura avançada de informática, espaço para os motoristas e um amplo estacionamento.

2010 – Criação da unidade de Cianorte-PR em janeiro

A empresa expande adquirindo mais uma unidade agora no município de Cianorte-PR que será o ponto de partida para a diversificação das atividades da Amafil.

Inauguração do centro de distribuição em São Lourenço-PR em outubro

Foi inaugurado o centro de distribuição na Matriz, localizada no distrito de São Lourenço, com uma área de 6 mil metro quadrados.

2010 – Aquisição da coligada NH Silva (Amagil) em Novo Horizonte do Sul-MS em junho

O grupo Amafil em crescente expansão adquire mais uma coligada a empresa NH Silva, com uma capacidade inicial de processamento de 350 toneladas de mandioca por dia, contando com a fabricação de fécula de mandioca e polvilho de mandioca.

Criação do SAT (Semana Amafil de Transporte)

No ano de 2010 tivemos mais uma realização, que foi a criação e realização da primeira SAT. A semana Amafil de transporte consiste em uma pausa na frota de caminhões da Amafil para u check-up completo dos colaboradores, palestras informativas e institucionais, contando com um evento temático e diversificado para todos os motoristas, sendo a primeira empresa brasileira a realizar um evento desse segmento anualmente.

2013 – Inauguração da unidade de derivados de milho de Terra Boa-PR em novembro.

A Amafil inaugura dentro da unidade de Terra Boa uma fábrica para a produção de derivados de milho, contando inicialmente com a fabricação de amido de milho.

2014 – Fécula de mandioca hidratada (Massa para Tapioca)

Foi nesse ano o lançamento da fécula de mandioca hidratada, a massa para tapioca, mais um produto de excelência e qualidade da marca Amafil.

2015 – Aquisição em sociedade da coligada Derimam em Paranavaí-PR em dezembro

O grupo Amafil adquire em sociedade mais uma coligada, a Derimam. Com uma capacidade inicial de processamento de 250 toneladas de mandioca por dia, contando com a fabricação de fécula de mandioca.

2016 – Farinha sem Glúten MIXTURE

Sempre pensando em inovação e em seus consumidores a Amafil lança a Farinha sem glúten, sendo a base de farinha de mandioca, foi desenvolvida para substituir a farinha de trigo em suas receitas, com o intuito de conferir sabor, estrutura e textura para as mais diversas preparações, como: bolos, tortas, quiches, panquecas, pizza entre outras receitas, sendo livre de glúten. Fazendo parte de um mercado de produtos para os consumidores celíacos e até mesmo os que querem evitar o consumo do glúten.

Inauguração da unidade de Alto Paraíso-PR em abril

A Amafil inaugura a unidade de Alto Paraíso com uma capacidade inicial de processamento de 360 toneladas de mandioca por dia, contando com a fabricação de fécula de mandioca e polvilho de mandioca.

2019 – Areia higiênica Bob Esconde

Mais um dos lançamentos da Amafil, agora na área PET, sempre focada na inovação a empresa lança uma areia higiênica, de origem natural, 100% vegetal e biodegradável, produzida a partir de derivados da mandioca. A Bob Esconde vem marcando presença no dia a dia dos consumidores.

2021 – Inauguração da unidade de Teotônio Vilela-AL em outubro

O grupo Amafil conta nesse ano com uma nova unidade, é inaugurada a unidade de Teotônio Vilela, com uma capacidade de processamento de 350 toneladas de mandioca por dia.

2022 – Inauguração da unidade de Pérola-PR em fevereiro

No ano de 2022 é inaugurada mais uma unidade no grupo Amafil em Pérola, com uma capacidade de processamento de 350 toneladas de mandioca por dia.

2023 – Inauguração do Centro de Distribuição na Matriz

Em crescimento constante o grupo Amafil inaugura agora um centro de distribuição, localizado na Matriz. Contando com um espaço de 14 mil metros quadrados, colaborando com a melhoria continua dos processos da empresa.

Inauguração da fábrica de AmidMais na Matriz

Com o crescimento das vendas do AmidMais, o polvilho de mandioca especial para pão de queijo, viu-se necessário a construção de uma fábrica dedicada a esse produto, para atender a demanda dos consumidores com o objetivo de manter e melhorar a qualidade do produto.

Espaço Descansei e o Museu Histórias AMAFIL

Também em 2023 foi inaugurado o Espaço Descansei, um complexo com estrutura para refeitório e espaços temáticos destinados ao bem estar dos nossos colaboradores. Inauguramos também o nosso Museu Histórias AMAFIL, um local destinado a contar um pouco sobre nossas memórias ao longo dos 50 anos de Indústria.

Selo FSSC 2200 e Eu Reciclo

Uma grande conquista para o grupo, foi o certificado para Sistemas de Gestão de Segurança doa Alimentos (FSSC 2200) conquistado pela unidade de Alto Paraíso/PR. Além disso, também possuímos o selo Eu Reciclo, que impacta positivamente em nossa cadeia produtiva.

2024 – 50 anos de AMAFIL

No ano do Jubileu de Ouro, a AMAFIL lança seu primeiro selo comemorativo dos 50 anos, juntamente com o slogan: “Presente nos melhores momentos de sua família”.